Orientações Ergonômicas

Posted by allblog on 20:13 1 comentários

Dicas para obter uma postura ergonômica ao digitar:

Sempre apoiar os braços no tampo da mesa ou no apoio de braços da cadeira, principalmente na hora da digitação. Os antebraços devem permanecer paralelos às laterais da mesa de trabalho e na altura do teclado, nem para baixo, nem para cima. Os ombros devem estar relaxados e a parte superior do corpo não deve estar inclinada para frente.

Levantar e espreguiçar-se, sempre que possível. Facilitar os movimentos livres do corpo, pois a variação de postura ajuda a diminuir a fadiga e dor muscular, aumenta a nutrição dos discos intervertebrais, além de diminuir o desconforto, dormência nos pontos de apoio, bem como auxiliar na boa circulação do sangue.

Evitar torções do tronco. Esses movimentos, quando mantidos ao longo do tempo ou realizados repetidamente, são prejudiciais à saúde do trabalhador.

Se mesas ou bancadas forem muito amplas e os utensílios de trabalho estão distantes, movimentos laterais “forçosos” do tronco serão necessários para alcançá-los, o que poderá levar a dores musculoesqueléticas. Os utensílios e equipamentos, que são utilizados com maior freqüência, deverão estar sempre na área de alcance máximo das mãos e a cadeira com rodízios deverá ser utilizada para alcançar objetos distantes, sem torções do tronco.

Outra situação que pode ocorrer é o uso de gavetas baixas que aumenta a compressão no disco intervertebral, mas pode ser evitada colocando o material mais usado nas gavetas superiores ou mesmo em cima da mesa de trabalho.

Manter as costas sempre apoiadas. Isso é importante para a redução das pressões intradiscais. O ângulo de 100 a 110 graus entre o tronco e as coxas é o ângulo em que ocorre menos pressão nos discos.

Se ao regular a altura da cadeira para a posição mais confortável em relação ao tampo da mesa os pés não ficarem totalmente apoiados no chão, será necessária a utilização de apoio para os pés. A altura correta de sua cadeira de trabalho é aquela, em que seus cotovelos estejam na altura do tampo da mesa.

O topo do monitor deve situar-se na altura da linha dos olhos. Para quem utiliza óculos multifocal, trifocal ou bifocal (para perto), o monitor poderá permanecer abaixo desta linha. O importante é que o pescoço esteja retilíneo (forme um ângulo próximo a 90 graus com o queixo).

A distância correta do monitor de vídeo aos olhos é de 50 a 65 cm, aproximadamente, a distância de seu braço esticado.

Ao utilizar o computador em períodos prolongados, procure olhar para o horizonte, mudando o foco de sua visão. Isso auxilia no combate à fadiga visual.

Procure utilizar um mouse no formato tradicional. Evite a torção do punho ao manuseá-lo e procure trabalhar com os braços o mais próximo possível do corpo.

Procure dar manutenção e limpeza no teclado e no mouse, para que se evite que fiquem duros, quando deverão ser substituídos.

A inclinação do monitor deve permanecer de maneira a evitar os reflexos das luminárias e nunca de frente para janelas sem persianas. Mantenha limpa a tela do monitor e regule a luminosidade e o contraste, para evitar esforços visuais.

Monitor, teclado e operador deverão estar sempre alinhados. Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira.

Caso seu trabalho envolva leitura freqüente de texto ou consulta a documentos, faça uso de um suporte para documentos, mantendo o texto o mais próximo possível e na altura do monitor de seu micro.

Não use talas de imobilização do punho no trabalho.

Não adote posturas inadequadas, nem em trabalhos de curta duração.

Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo) interrompa o trabalho por 10 minutos, levante-se, ande um pouco e faça um alongamento. Em atividades de digitação de dados, a pausa prescrita pela legislação brasileira é
de 10 minutos a cada 50 trabalhados.



Não podíamos deixar de falar sobre este assunto a todos, passamos cada vez mais tempo em frente do computador, e precisamos cuidar de nossa saúde: tendões, costas, pescoço, bracos...

É melhor prevenir do que remediar, não é verdade?

Vamos trabalhar com alegria e saúde, muitas vezes nos damos conta de tão importante que é a saúde quando estamos doentes, pense nisso!

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One Response so far.

  1. Muito bom o post, devido há anos de postura errada em frente ao PC tive (tenho) desvio e desgaste na coluna.
    Parabéns pelo blog e pelos posts.
    BjoBjo;)

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