Post #4 - What is a Blog?

Posted by allblog on 22:36 0 comentários


Para ganharmos dinheiro com blogs, é importante sabermos exatamente o que é um blog. Vamos lá?

É difícil de esquecer a palavra “blog” hoje em dia. Nós escutamos sobre blogs na mídia, vemos por toda a internet, e escutamos também discussões sociais e sobre negócios – business. Em muitos casos o termo blogger – blogueiro, é usado para descrever a pessoa que escreve um blog, mas também quem ganha dinheiro fazendo isso.


Mas antes de começarmos a explorar as oportunidades financeiras, é melhor nós definirmos exatamente o que um blog é.

O que é um Blog?

Existem muitas maneiras de responder esta pergunta. Mas para responder o mais claro possível, um blog é um tipo particular de website.

Os blogs pioneiros começaram sendo uma lista de links e jornais pessoais. Mas hoje em dia se somam a estes, blogs de presidentes de empresas, blogs educacionais, blogs de marketing, enfim, uma variedade muito grande de informações em todas as áreas. E em todos eles, estará presente o estilo individual de seus criadores.

Mas o que faz dos blogs serem diferentes.

Segundo Chris Garret e Darren Rowse, há três principais aspectos que diferenciam os blogs de outros tipos de site:

1 – Conteúdo: Blogs geralmente são atualizados com mais freqüência que outros tipos de site, muitos são atualizados várias vezes ao dia. Isto faz com que os visitantes voltem com mais frequência. O conteúdo também é normalmente organizado em ordem cronológica de artigos, os mais recentes ficam em destaque no topo ou início da listagem de artigos.

2 – Feed: Além de ser possível ler um blog via web browser como internet Explorer, Firefox entre outros, um blog quase que certamente irá disponibilizar a opção de leitura via feed, onde o leitor receberá as novidades em um software apropriado, e conseguirá ler os posts mais recentes sem visitar o blog.

3 – Interação: O estilo de um blog, é um pouco diferente de outros websites. Diferentemente de um website de notícias, um blog é escrito diretamente para o leitor, não há intermediários entre quem escreve e seus leitores. Há espaços para comentários dos leitores, para que interajam diretamente com o blogueiro, há conversas entre blogueiro e leitor, entre blogueiros, um blogueiro fazendo comentários e citando outros blogs. Há um tom de informalidade, e com certeza muita velocidade e interação.

Exercício:


A melhor maneira de sentir a diferença de blogs para outros websites, é pesquisar e ler alguns de seu interesse.


Ache quantos blogs você puder e observe o seguinte:


1. O que te chamou a atenção


2. O que não te chamou a atenção


3. Que tipos de conteúdo eles fornecem


4. Com que freqüência são atualizados


5. Quais as reações de seus leitores em seus comentários


Escolha dois ou três blogs para você ler regularmente, e comece a descobrir o prazer que há nesta plataforma de publicação. Fazendo isso, e sentindo isso, você certamente adorará saber (e vai querer também), que há um belo potencial de ganhos financeiros neste tipo de website.


Este post tem com base o livro ProBlogger, de Chris Garret e Darren Rowse.
Tradução do inglês para o português de Edson Luiz Pocahi.
 
Vamos seguindo nossos posts... eles começam introdutórios e vamos aprofundando os assuntos aos poucos, para que fique mais esclarecedor.
 
Bora? Vamos fazer o exercício proposto?
 
Equipe Allblog



Leave a Reply